Fabricante de bens de consumo economiza US$20 mil por hora.

Sistema de gerenciamento de energia resolve mistério de inatividade inesperada.

No mercado competitivo de bens de consumo em movimento rápido (FMCG), evitar o tempo de inatividade é crucial para a lucratividade e a satisfação do cliente.

Um dos principais fabricantes de sabões e detergentes de alta qualidade, com várias fábricas em todo o Vietnã, estava enfrentando um tempo de inatividade inesperado em uma das fábricas devido a paradas nas linhas de produção. Apesar dos esforços da equipe de engenharia da instalação, a causa raiz não pôde ser determinada. A situação era cara, pois cada interrupção normalmente exigia 3,5 horas para restaurar a produção. Às vezes, levava 8 horas para a produção ser restaurada, levando à perda de um turno inteiro. Cada hora de produção perdida custa à fábrica US$ 20.000.

Depois de descartar problemas de manutenção e equipamentos, o gerente de engenharia da fábrica suspeitou que problemas de energia poderiam ser a fonte das interrupções, mas ele não tinha as ferramentas para provar isso. Ele entrou em contato com a Schneider Electric para ajudar a diagnosticar o problema.

Auditoria especializada revela possíveis problemas.

Um especialista em soluções de energia chegou ao local para uma avaliação inicial. Com base em um passeio pela planta e entrevistas com várias equipes técnicas, uma análise preliminar identificou distúrbios de tensão como uma possível fonte do problema.

Para fazer um diagnóstico conclusivo, o especialista fez uma recomendação para instalar um sistema de gerenciamento de energia da Schneider Electric que pudesse fornecer monitoramento 24/7 da rede elétrica e detectar e registrar eventos de qualidade de energia no momento em que ocorreram.

Sistema de gerenciamento de energia revela problemas em detalhes.

O sistema de gerenciamento de energia consistia inicialmente em um medidor de energia instalado no painel principal onde a alimentação elétrica entra no edifício.

Isso agiu como uma “sombra” do medidor de propriedade da concessionária. Esse medidor com receita precisa é capaz de detectar e registrar o tipo de eventos de qualidade de energia que foram suspeitos de impactar a planta. Uma característica exclusiva deste medidor é a capacidade de analisar o evento para determinar, com um nível de confiança, se uma perturbação é gerada eletricamente a montante ou a jusante do local de instalação do medidor.

Para concluir o sistema, o medidor foi conectado na rede Ethernet da planta a um servidor em que o software do sistema de gerenciamento de energia foi instalado. O objetivo do software é baixar automaticamente todos os dados do medidor para um banco de dados e fornecer relatórios e ferramentas prontos para o uso para analisar as informações.

Após a instalação, as medições harmônicas do medidor foram analisadas no software. Os resultados confirmaram a presença de distúrbios de tensão significativos, mas ainda não em um nível alto o suficiente para causar o tempo de inatividade da produção que a planta estava enfrentando.

A fonte de distúrbios confirmados.

Logo, o medidor detectou vários eventos de qualidade de energia , como quedas de tensão e transientes. O recurso patenteado de Detecção de direção de perturbação do medidor indicava uma alta probabilidade de que os eventos estivessem realmente sendo gerados a montante da rede elétrica da instalação. Em outras palavras, os distúrbios vinham da rede elétrica.

Usando os relatórios de padrão de qualidade de energia do software, o gerente de engenharia compartilhou suas descobertas com o operador da concessionária local .

A apresentação desses dados obrigou o utilitário a investigar o problema. Eles descobriram que a fonte era um operador de equipamentos pesados ​​localizado nas proximidades. A concessionária instalou prontamente novas linhas e equipamentos para isolar o operador do equipamento de gerava os distúrbios de volta a rede. Isso resolveu o problema de tempo de inatividade da fábrica.

O investimento em seu sistema de monitoramento de energia gerou um retorno imediato várias vezes sobre o investimento. Agora eles contam com o sistema para garantir que a confiabilidade seja mantida. "Os relatórios de PQ são um elemento-chave em nosso processo de trabalho para garantir a confiabilidade do fornecimento de energia ", confirma o gerente de engenharia .

A sub-medição apoia os esforços de conservação de energia.

Impressionada com os resultados que conseguiu alcançar, a planta decidiu investir em medidores adicionais para monitorar cada uma de suas linhas de produção, permitindo que eles estendessem seu sistema existente para monitorar potência e energia em toda a planta. Eles instalaram 25 medidores de energia adicionais e os conectaram novamente à energia do software de gerenciamento.

Eles também implementaram um programa de gerenciamento de energia na planta, usando o sistema para criar uma linha de base de seu uso de energia por unidade de bens produzidos - permitindo rastrear o benefício das medidas de conservação de energia implementadas em toda a planta.

Uma dessas medidas foi uma iniciativa para promover mudanças comportamentais através da contabilidade de custos de energia. Os recursos internos de geração de relatórios do
o software permite que a planta gere relatórios de alocação de custos de energia para cada uma das sub-unidades na área de fabricação.

"Agradecemos a capacidade do sistema, incluindo a precisão da medição, a flexibilidade e a facilidade de uso da interface do software".

Rastreando a fonte de harmônicos.

Outro benefício da medição adicional foi ajudar a identificar a fonte dos distúrbios de tensão que foram detectados na primeira instalação. E se deixados sozinhos, poderiam causar envelhecimento prematuro do equipamento, o que pode resultar em mais tempo de inatividade não planejado.

O gerente de engenharia planeja instalar equipamentos para ajudar a mitigar os problemas de possíveis distúrbios de tensão.

Estendendo as melhores práticas a outras plantas.

Posteriormente, a empresa decidiu implementar o mesmo sistema de gerenciamento de energia em todas as suas fábricas no Vietnã.

“Estamos totalmente satisfeitos com o sistema entregue. Usando o sistema que têm sido capazes de resolver o problema de qualidade de energia que estava causando parada de produção e, consequentemente, perda de receita. Nossa colaboração com a Schneider Electric foi muito bem-sucedida e estamos procurando novas oportunidades de trabalhar juntos. ”

 

Se você está procurando uma solução em proteção de energia para a planta da sua fabrica.

Solicite um especialista PWS Energia - Prêmio de destaque Chanel Schneider Electric.

E-mail
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefones
+55 (21)3349-9905
+55 (21)3420-9306
+55 (21) 3023-5389